Inovação além dos jargões e luzes neon

Inovação para você é frase de efeito ou uma forma de criar uma nova realidade?

A palavra “inovar” se tornou recorrente em diferentes veículos de comunicação, e com ela vieram conceitos estéticos e jargões que, embora associados, algumas vezes tiram o foco do ponto chave da questão: inovar é resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Tão simples quanto isso.

E o que é um problema/oportunidade no contexto de inovação? Alguns exemplos podem ser citados como: necessidade de um novo produto para aumentar as vendas, uma forma mais eficiente de realizar o recrutamento de colaboradores, uma estratégia de redução de impactos ambientais de uma operação industrial, um novo modelo de negócio mais enxuto e barato, uma nova forma de criar oportunidades de inclusão à minorias excluídas de uma sociedade, entre outras coisas.

Para além da superficialidade dos jargões de marketing e da estética futurista com neon, está o trabalho de compreender profundamente a necessidade e o contexto, para então se criar uma proposta de solução… que, algumas vezes, parecerá bem comum, mas será elegante e poderosa o suficiente para resolver o problema existente ou possibilitar o aproveitamento da oportunidade disponível! Simplicidade, foco e aprendizado contínuo… essa é a base que sustenta o processo de inovação!

Compreender a essência da inovação, independentemente do método ou ferramentas que se use para executá-la, é importante para conseguir se adaptar a um mundo cada vez mais veloz, complexo e incerto, que exige que pessoas consigam pensar criticamente sobre a realidade e ao, mesmo tempo, subvertê-la a partir de ideias corajosas e que não considerem apenas um benefício egoísta, mas uma geração de valor compartilhado com o restante da sociedade e o planeta.

Rolar para cima